Educação - Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023

ENTREGA MAIS 14 KARTA POLAKA

O que é a Karta Polaka (Cartão do Polonês)? A Karta Polaka é um documento que confirma a ligação do estrangeiro descendente de imigrantes com a nação polonesa.

ENTREGA MAIS 14 KARTA POLAKA

GUARANI DAS MISSÕES ENTREGA MAIS 14 KARTA POLAKA
O que é a Karta Polaka (Cartão do Polonês)?
Na noite desta última quarta-feira, 03 de outubro, a Administração Municipal entregou 14 Karta Polaka, a pedido do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, onde o Rio Grande do Sul e por sua vez, Guarani das Missões, encontra-se dentro de sua competência territorial. O evento ocorrido junto a Casa da Cultura Helena Carolina, as 19h, foi coordenado pela Primeira Dama Nadir Jaskulski, contando com o auxílio da Professora Marzena Kowalczyk-Jassak (vinda da Polônia) e do Secretário Moises Marczewski, que também responde pelas ações da cultura e turismo do município.
Momento de muita importância para a Capital Polonesa dos Gaúchos, onde guaranienses foram agraciados com tal reconhecimento, fruto de um processo comprobatório realizado no mês de maio - após a 16ª Polfest Internacional, com a Vice-Cônsul da Polônia no Brasil, Monika Kubik e com o Secretário Consular Paulo Kohanny, onde foram entrevistados e apresentaram a documentação que foi solicitada e organizada anteriormente pela Professora Marzena, que atua como intermediadora.
A Administração Municipal, através do Gabinete da Primeira, parabeniza Ivete Tereza Wyzykowski Giordani, Verônica Inês Rodrigues, Irene Maria Wisniewski Gonçalves, Cecília Wyzykowski, Sabina Pocwardowski, Teresa Wyzykowski, Gerônima Lúcia Klaic, Lauro Luiz Marmilicz, Hermínia Paluchowski dos Santos, Leomar Lysik, Márcia Teresinha Jablonski, Ana Teresa Zwan Stankowski, Júlia Kwatkowski Hamerski Zanatta e Lidia Szinwelski por esta importante conquista polônica.
O Ato Solene de entrega contou com a presença do Prefeito Jerônimo Jaskulski e familiares dos presenteados com a Karta Polaka.