Educação - Segunda-feira, 01 de Abril de 2024

ALFABETIZA TCHÊ

ALFABETIZA TCHÊ

Na última segunda-feira, 18 de março, as Coordenadoras Pedagógicas da SMEC, realizaram reunião com as professoras da Rede Municipal de Ensino que atuam nos 1º e 2º anos, para explanação acerca dos objetivos e metas do Programa Alfabetiza Tchê, que tem como objetivo, garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes da rede pública gaúcha até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), batizado de Alfabetiza Tchê. O decreto que constitui o programa foi assinado em setembro de 2022, e reafirma o compromisso do estado no apoio aos 497 municípios gaúchos para a alfabetização.
O programa atuará em cinco eixos:
- fortalecimento da aprendizagem;
- fortalecimento da gestão municipal e escolar;
- formação de professores;
- avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores;
- cooperação, articulação e incentivo.
Professores e alunos receberam o Material Didático Complementar que é uma das principais ações do Programa, além da aplicação de avaliações periódicas de fluência leitora e da realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores. Este material, destinado aos professores e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e às características regionais do território do Rio Grande do Sul.
A Secretaria de Educação, garante todo o suporte necessário para a realização de ciclos formativos com equipes técnicas, gestores escolares e professores, ainda, disponibilizando todo material didático/pedagógico necessário para a realização das atividades nas escolas.