Assistência Social - Segunda-feira, 03 de Julho de 2023

23º ENCONTRO REGIONAL CONGEMAS – SUL

23º ENCONTRO REGIONAL CONGEMAS – SUL

O Encontro Sul dá início a série de encontros do Colegiado Nacional de Gestores/as Municipais de Assistência Social e trabalhadores do SUAS de nível Superior e Médio; Estudantes Universitários e demais interessados. Na Conferência de Abertura, o presidente do CONGEMAS, Elias Oliveira ministrou fala sobre o tema: “Caminhos para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social no Brasil: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza”.

A programação do 23º Encontro Regional CONGEMAS SUL foi marcada pelas discussões dos 8 painéis temáticos e simultâneos.

Painel 1: “Financiamento do SUAS, pacto federativo, reforma tributária e a urgência da PEC 383/17”.

Painel 2: “Atuação intersetorial na superação da fome e da pobreza no Brasil”.

Painel 3: “Regulamentação da atuação do SUAS em emergências e calamidades públicas”.

Painel 4: “Proteção Social aos migrantes, refugiados e apátridas: papel do SUAS na acolhida e integração.

Painel 5: “A relação e integração operacional entre o SUAS com o Sistema de Justiça”.

Painel 6: “Desafios na construção da Política de Cuidado, de serviços híbridos e do fomento da econômica do cuidado”.

Painel 7: “Direito à renda, atuação intersetorial e impactos do novo Bolsa Família”.

Painel 8: “As múltiplas vozes da população: o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais, de gênero e sociais.

Como também a Secretária de Assistência Social Alinne Coletto, Marione Beatriz Stangherlin e Ana Paula Markowski juntamente com demais trabalhadores do SUAS do COEGEMAS, participaram de debates da mesa-redonda: “Pacto Federativo e desafios no fortalecimento do SUAS”, com a participação de Eliane Aquino, secretária nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SENARC/MDAS); Regis Spíndola, diretor da Proteção Social Especial do MDAS; Fabiani Soberanski, presidenta do COEGEMAS/SC; Priscila Nunes, presidente do COEGEMAS/RS; Elias Oliveira, presidente do COEGEMAS/PR; Maria Helena Zimmermann, secretária estadual da Assistência Social de Santa Catarina; Beto Fantinel, secretário estadual da Assistência Social do Rio Grande do Sul; e a Ieda Castro, diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único.

Para finalizar tivemos oficinas de capacitação e conferência de encerramento sobre: “Pacto Federativo e agenda para a reconstrução do SUAS”.