Cultura - Terça-feira, 02 de Maio de 2023

ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

REUNIÃO TRABALHO JUNTO A SEDE DA AMM EM CERRO LARGO

ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Norteador de todas as ações culturais de um município, Guarani das Missões trabalha em conjunto com os municípios da AMM, na consolidação de um Plano Municipal de Cultura, que mantém as peculiaridades locais, mas que abrange o missioneirismo pertencente a Rota Missões e também a parte étnica, dentro da Rota das Etnias, visando a participação nos editais que estão sendo ofertados pelo Governo do Estado, principalmente.

Neste sentido, na tarde da última terça-feira, 02 de maio, o Secretário de Educação - que também responde pela Cultura, Turismo e o Esporte do município, Moises Marczewski, participou de reunião trabalho junto a Sede da AMM em Cerro Largo, que contou com a presença de Secretários Municipais, Coordenadores da pasta da Cultura e Turismo, além da presença do integrante do Conselho Estadual da Cultura, Douglas Barbosa, o qual auxiliou em dúvidas e prerrogativas importantes que os municípios devem se ater no cadastramento de projetos, seja via Lei de Incentivos como na participação de Editais, tendo como foco a dimensão simbólica, a democratização, reminiscência e pertencimento.

A grande parte dos municípios missioneiros tem o Departamento de Cultura e Turismo, conjuntamente com a Secretaria da Educação, o que se torna praticamente impossível o acompanhamento das demandas por parte dos Secretários, onde em nossa cidade não é diferente. Mesmo assim, visando este protagonismo, alicerçado na polonidade, somado a todas as etnias que compõe Guarani das Missões este trabalho, dentro das possibilidades, vem sendo realizado.

Trabalho este muito burocrático e de grande amplitude, para que minimamente contando com o apoio do Poder Legislativo, um texto base possa ser aprovado e dada condições de absorver recursos. Ações como esta, com elaboração de Leis, realização de fóruns, conferências, audiências públicas, deveriam ter sido realizadas há muitos anos atrás, diga-se, a título de orientação, municípios missioneiros levaram quase 10 anos para consolidar um compromisso coletivo e de município a favor da cultura e de seu turismo local.

Quando se fala de Plano Municipal de Cultura, precisa-se ter em mente múltiplos fatores, entre eles a dança - através dos grupos folclóricos locais e do tradicionalismo, a religiosidade, a gastronomia como impacto e referência de encontro, o artesanato, os grupos musicais, clubes de mães, grupos de mulheres, hospedagem, a língua materna, enfim, todo e qualquer agente ou manifestação que gere e agregue cultura e turismo, dentro de um universo que analise o antes, o agora e o depois. O que somos, o que temos e o que queremos, ou onde queremos chegar...

Estes primeiros dias do mês de maio serão de dedicação a estas demandas onde os representantes das entidades também estarão sendo convidados para participar destas discussões.