VIAGEM DE ESTUDOS

Educação - Quinta-feira, 04 de Maio de 2023

VIAGEM DE ESTUDOS

No dia 28 de abril, alunos das Escolas Municipais Professor Antônio Jaskulski (9º ano), São José (9º ano) e São Estanislau (8º ano) vivenciaram experiências inesquecíveis em Itaara/RS e Santa Maria/RS, em ação complementar ao que é trabalhado em sala de aula.

A visita ao Museu de Ufologia - Ciência e História foi uma verdadeira viagem guiada no tempo e no espaço. O slogan apresentado “Emocione-se com o passado e surpreenda-se com o futuro”, fez literalmente, sentido para todos que se encantaram com as explicações e vivências, proporcionando aos alunos o conhecimento e o desenvolvimento científico através dos temas relativos à história da evolução da vida, da paleontologia, arqueologia, astronomia e vida extraterrestre (ufologia), de maneira clara e objetiva dentro de uma proposta pedagógica e com preceitos técnico-científicos.

Já na Universidade Federal de Santa Maria, assistiram à sessão “Terra e Universo” junto ao Planetário, esta uma estrutura de cúpula (metade de uma esfera), idealizada para que se reproduzir o céu, visando à educação complementar, o enriquecimento da cultura científica e intelectual, desenvolvendo a consciência visual, facilitando o entendimento da astronomia.

Também motivo da viagem de estudo, na intenção de contemplar o conhecimento acerca da diversidade e respeito para com todas as espécies da fauna brasileira, realizou-se a visitação ao Criadouro Conservacionista São Braz, mantenedouro que abriga mais de 400 animais silvestres. São diversos mamíferos, aves e répteis, muitos de espécies ameaçadas de extinção, que foram vítimas de violência humana e ficam no local até estarem aptos a serem devolvidos à natureza, e, outros tantos, estão condenados a viverem lá por terem sofrido mutilações, o que os impede de viverem novamente em seus habitats naturais. Destaca-se no local o Monumento da Liberdade, feito com inúmeras gaiolas de pássaros que já foram devolvidos ao ambiente para viverem livres e a frase logo no pórtico de entrada: “Salvar um animal não vai mudar o mundo, mas vai mudar o mundo deste animal! E isto já basta!”.

Aproveitando a ocasião, os alunos puderam conhecer o local onde estava localizada a Boate Kiss (local do incêndio que vitimou 242 pessoas), bem como a Catedral Metropolitana, praça Saldanha Marinho, Teatro Municipal, sede da antiga prefeitura e shopping.

Registra-se que esta viagem foi uma verdadeira “sala de aula” fora das quatro paredes da escola. Momentos em que a aprendizagem extrapola a relação professor e aluno, incluindo novos ares, vozes, experiências, visões, e, consequentemente, novos pensamentos e ideias.

Prefeitura Municipal