DIA DA BANDEIRA POLONESA É COMEMORADO EM GUARANI DAS MISSÕES

Educação - Quarta-feira, 03 de Maio de 2023


DIA DA BANDEIRA POLONESA É COMEMORADO EM GUARANI DAS MISSÕES

Também comemorativo ao Dia dos Poloneses no Mundo (Poloneses no Exterior), o dia 02 de maio foi marcado por diversas atividades culturais na Capital Polonesa dos Gaúchos. Como ato representativo foram plantadas duas mudas de árvores próximo ao Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa na Linha Bom Jardim, como forma de lembrar a todos onde estão as suas raízes, preservando a memória de seus antepassados. A árvore é um símbolo de vida, força e perseverança.

Participaram do ato, o Vice-Prefeito - Leandro Wastowski, o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo - Moises Marczewski, Prefeito Márcio Politowski e o Secretário de Educação e Cultura - Rogério Maslowski de Sete de Setembro, município emancipado de Guarani das Missões. Com presença da comunidade polonesa, representando todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, se fizeram presentes representações das EMEFs Nossa Senhora Auxiliadora e Clemente Soltis, além de moradores da Linha Bom Jardim, integrantes da Braspol, Irmãs que lá residem e visitantes do Estado do Paraná.

O ato representativo contou com a organização da Professora vinda da Polônia, Marzena Kowalczyk-Jassak, fruto de um intercâmbio através de projeto que envolve a Administração Municipal de Guarani das Missões e ORPEG e da contribuição da Entidade Polonesa Braspol e Rádio Aliança.

Somam-se ainda, dentro das ações dos dias 02 e 03 de maio - Dia da Bandeira e Dia da Constituição da República da Polônia, respectivamente, a Exposição de banners, vindos do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, intitulado " Conhecidos Desconhecidos Poloneses pelo Mundo", além do trabalho de distribuição de 150 bandeiras da Polônia, espalhadas pela Braspol nas ruas de nossa cidade.

A Administração Municipal agradece a todos os envolvidos pelo apoio, contribuição e participação.

Prefeitura Municipal


Guarani das Missões