Educação - Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022

ABERTURA DA SEMANA DA PATRIA 2022

Contou com a presença expressiva da comunidade escolar, representações de entidades e do comércio, lideranças para num momento cívico refletirmos sobre a nossa Pátria.

ABERTURA DA SEMANA DA PATRIA 2022

A solenidade de abertura da Semana da Pátria tem no acendimento do Fogo Simbólico, momento de muita importância e simbologia, onde, desde 1937, como ideia de um grupo de patriotas aqui do Rio Grande Do Sul, procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sob o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.

Ele representa o sentimento de valorização do nosso País e reafirma nosso compromisso em manter viva a chama do amor à Pátria.

O Fogo Simbólico é, na verdade a forma que a Liga da Defesa Nacional adotou como finalidade maior de robustecer o sentimento de patriotismo e incentivar a prática do civismo, difundindo o culto aos símbolos nacionais, a cultura brasileira e a História do Brasil.

Para bem cumprir estes propósitos, a liga, no Rio Grande do Sul, promove anualmente, entre outros eventos, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, maratona cívica que entrega nos municípios gaúchos uma centelha do Fogo da Pátria. Neste ano de 2022, ano em que se comemora o BICENTENÁRIO da Independência do Brasil foi realizada a 85ª edição ininterrupta da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria que iniciou com o acendimento da pira da Pátria no dia 13 de agosto no município de Viamão.

A partir desse evento em Viamão, 10 equipes da Liga da Defesa Nacional iniciaram os deslocamentos pela região metropolitana e pelo interior do estado, em 10 eixos diferentes, atingindo cerca de 300 municípios para fazer a entrega da centelha patriótica. E no dia 16 de agosto a chama foi conduzida até o município de Guarani das Missões pelo Dirigente Institucional da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Senhor Gilmar Sousa Chagas momento em que se realizou a cerimônia de acendimento e entrega para o Excelentíssimo Vice-Prefeito Senhor Leandro Inácio Wastowski e em seguida conduzida até a Brigada Militar onde permaneceu acesa até o dia de hoje.

O Fogo Simbólico da Semana da Pátria foi conduzido pelo corredor guaraniense Osmar Nilson Adamski, acompanhado de uma representação de alunos das escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino do município de Guarani das Missões usando uniforme que representando as escolas.